9 de novembro de 2019
Lembra quando você jogava video game e não parava de usar continue? Então, é mais ou menos como funciona a justiça no Brasil. Uma pessoa é condenada, daí ela recorre. Ela perde, é condenada novamente e recorre de novo. Perde pela segunda vez e recorre pela terceira vez. Parece que não tem fim né?
Pois é, Lula foi condenada na primeira instância, recorreu, foi condenado na segunda instância e agora o STF por 6 votos contra 5 decidiu soltar o ex-presidente.
Muita gente está reclamando porque após a condenação na segunda instância ele não deveria ter tido outra chance. Mais não é bem assim que a banda toca. Os ministros contrários a prisão de Lula justificaram que ele só poderia ser preso depois que todos os recursos fossem julgados, o continue infinito que eu falei anteriormente.
O que eu acho disso?
Eu acho que após a condenação, a pessoa sendo julgada deveria ter apenas um continue, uma chance de recorrer. Com isso tiraria essa sensação de impunidade, a justiça seria mais rápida e a gente gastaria menos com ela.