6 de abril de 2016
Depois de um mês viajando pelo “continente país” posso dizer que não sou mais café com leite nem newbie no assunto. Então, vou colocar aqui algumas dicas, conselhos, superstições e seja lá o que for pra te ajudar/inspirar nessa jornada.
1, Trajeto. É essencial planejar sua rota de viagem. Mesmo que tenha alguns desvios, você precisa pelo menos de algumas paradas em mente. É uma boa ideia também verificar o tempo que você vai gastar dirigindo de uma cidade à outra (Google Maps).
Não dirija por muito tempo, o ideal é revezar de duas em duas horas com outros motoristas, assim ninguém fica cansado. Outro conselho importantíssimo é não dirigir à noite. Na verdade, não é recomendado dirigir muito cedo (nascer do sol) e também não no entardecer (pôr do sol), isso porque na Austrália alguns bichos ficam mais ativos nesses horários. Não acabe com sua viagem atropelando um canguru :/
2, Kitchenware/Cookware. Não caia na besteira, como eu fiz, de comprar aqueles kits baratinhos de garfo e faca de acampamento para viajar. Leve da sua casa. Caso contrário, você vai sofrer pra cortar qualquer carne com a porra de um talher de plástico.
Uma dica é você anotar tudo o que você usa pra cozinhar uma refeição e botar na mala. Não vai dar uma de masterchef e levar sua cozinha inteira, só o essencial. Você pode fazer até um test-drive com o seu fogareiro pra ir se acostumando com a sua cozinha móvel antes de viajar.
Além de algumas panelas - eu levei 3, uma média, uma frigideira e um fervedor - talheres, pratos (recomendo alguns a mais pra ajudar na preparação do rango), facas maiores, colher de pau e afins, é altamente recomendável levar um cooler. Um de 20 litros tá de bom tamanho pra conservar sua comida e manter suas pale ales geladas.
3, Carro. Faça uma revisão pra verificar se está tudo ok antes de viajar. Durante a viagem, cheque a água e no nível do óleo de tempos em tempos.
Outra dica é levar um galão de gasolina, uns 15 litros tá bom, isso porque em alguns lugares a gasolina é mais cara e os postos ficam mais de 100 km de distância (leia-se Nullabor). Um galão de água também é essencial, ainda mais de você estiver viajando durante o verão.
4, Barraca. Compre sempre uma maior. Se você estiver viajando a dois, uma barraca de 5 pessoas vai te deixar bem confortável. Procure uma com um teto alto, aproximadamente 1.80m, pra te dar mais espaço.
Falando em barraca, alguns itens essenciais são:
- Lanterna de barraca ou “lampião”. Aquele que você vai prender no teto da sua tent;
- Lanterna de cabeça. Essa vai te ajudar muito a preparar jantar, procurar algo no carro, não pisar em nenhuma cobra por engano e, claro, se locomover no escuro.
- Colchão de ar. Melhor opção de cama que eu usei. Em uma outra ocasião eu tinha dormido apenas com saco de dormir e acabei não dormindo.
- Saco de dormir. Em alguns lugares fica muito frio à noite, mesmo no hot summer da Austrália. Em Denmark eu dormi de toca, luva, moleton, saco de dormir e ainda senti frio. Leve uma roupa de frio em caso de emergência.
- Travesseiro. Tem gente que bota mochila ou improvisa de outro jeito. Fica uma… bosta. Quanto mais conforto melhor. Se tiver espaço não hesite em levar.
5, Equipment. Falando em levar coisas, recomendo que você leve seu equipamento de esporte. No meu caso, levei skate, prancha e tênis de corrida. Já imaginou passar por um point break clássico e ter quer procurar uma loja de surf pra alugar uma prancha?
Aproveitando o assunto, se você não sabe pescar, como eu, tentaria aprender antes de viajar. A Austrália tem vários spots de pescaria. Todos os lugares por onde passei tinha gente pescando.
6, Good mood. O mais importante. Leve o seu bom humor, espírito aventureiro e tudo que for de positivo pra viagem. Acampar não é um mar de rosas. Vai ter dia que você vai ter dirigido 8 horas e ainda vai ter que procurar camping, armar barraca e cozinhar. Preparado?
7, Go. Então pé na estrada, a Australia é um país enorme com muita beleza natural e paisagens de tirar o fôlego, curta cada segundo da sua viagem! Aproveite!
Cheers :)